sexta-feira, 7 de março de 2008

ATA DA REUNIÃO DO FONAME - 28/02/2008

ATA DA REUNIÃO DO FONAME
Local: CEBEPEJ – 28/02/08

1. Novos participantes (nome/instituição):

- Cristina Ruffino / ConversAções Familiares Mediação e Consultoria Ltda. -> Indicada pelo Inst. Familiae, Rib. Preto
- Joyce R. Markovits / HERA – Instituto de Mediação
- Fernanda Levy e Sandra Bayer / Instituto D´Accord -> informada sobre o Fórum por Joyce R. Markovits
- Márcia / RIMI e Prefeitura de São Paulo

2. Ausências justificadas:

- Kazuo Watanabe
- Caetano Lagrasta
- Maria Tereza Sadek
- Michel Romano
- Antônio Rodrigues de Freitas
- Marco Aurélio Chagas Martorelli
- Reginadrea Gomes Vicente
- Juliana Demarchi
- Rosane Mantilla de Souza
- Lílian Biasoto


PAUTA:

- Seminário sobre Ética – 13/03 (item 3);
- I Congresso Brasileiro de Mediação Judicial – 03, 04 e
05/03 (item 4);
- Outros assuntos (itens 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12)


3. Seminário sobre Ética – 13/03 – 09:00h às 13:00h : coordenado por Cássio Filgueiras, Regina Schreiner e Maria Inês Três Rios

Tema: MEDIAÇÃO, ÉTICA E CULTURA DA PAZ
Oferecido pelos professores da Associação Palas Athena

Cássio Filgueiras confirmou data e hora do seminário, bem como apresentou os profissionais que o grupo trará para participar do seminário, sendo eles:

· Fernanda Fonseca: Psicóloga, psicoterapeuta, coordenadora de grupos e projetos sociais, terapeuta de família e casal (PUC/SP), professora e assistente da Escola Dinâmica Energética do Psiquismo e Multiplicadora em Ética da Associação Palas Athena.

· José Romão Trigo de Aguiar: Médico homeopata, psicoterapeuta e professor de Ética e Filosofia do Oriente e Ocidente e membro do Conselho Pedagógico da Associação Palas Athena. Fundador da Sociedade Univ. Médica de Estímulo à Pesquisa (SUMEP). Professor do Curso de Formação de Terapeutas – FONTE, do Curso de Especialização em Yoga – FMU e do Curso de Pós Graduação Lato Sensu em “Jogos Coorporativos” – UNIMONTE.


Como o auditório, que será oferecido pelo CEBEPEJ, somente dispõe de
50 lugares, foi solicitado que a participação seja confirmada, com antecedência, por e-mail, com: letícia@cebepej.org.br


4. I Congresso Brasileiro de Mediação Judicial – Brasília, de 03 a 05 de março/08

Sugeriu-se a instalação de um estande do FONAME durante o Congresso, e a elaboração de um folheto, a ser distribuído aos participantes do mesmo, em Brasília. A sugestão foi aceita, por unanimidade, entre as 18 (dezoito) entidades presentes. Decidiu-se, então, por listar neste folheto o nome das destas instituições (sem os logos) e um resumo do Estatuto do FONAME.

Optou-se pela impressão de 1000 folhetos ao custo de R$560,00 (quinhentos e sessenta reais), cujo valor foi rateado entre as entidades presentes, onde coube a cada uma, o valor de R$33,00 (trinta e três reais).

A elaboração do mesmo, com imediata ação, ficou a cargo de Rodrigo Luchiari.


5. Sugeriu-se convidar para um futuro seminário/palestra, aos participantes do FONAME, o Desembargador José Renato Nalini, com o propósito de falar sobre Ética / Mediação no Judiciário. O grupo constituído para o seminário do dia 13/03 informou que havia tentado trazê-lo para este evento, mas não obteve sucesso, por incompatibilidade de agendas.

6. Houve questionamento a respeito do BLOG, e decidiu-se por retirar do mesmo, a parte designada à conversação. Deixando-o apenas para sítio de informações a cerca do FONAME (como Regulamento, Nome das entidades participantes e Minuta de Capacitação Mínima para Cursos de Mediação).

Sugeriu-se também a criação de um site, porém levantou- se a questão do custo que seria gerado.

7. Foi sugerida a criação de um fundo de caixa para eventuais gastos do FONAME, como: impressão de folder e convites, compra de presentes aos palestrantes, criação do site.

Falou-se em abrir uma conta poupança, no nome de um dos participantes, que ficaria responsável por estes fundos.

Criou-se um Grupo de Trabalho para Assuntos Financeiros, composto por Mathias Wolff, Cássio Filgueiras e Mariângela F. Coelho, para que verifiquem, junto a um contador, a viabilidade de abertura de um CNPJ para o FONAME.

8. Propostas Legislativas

Levantou-se a urgente necessidade de sabermos quais propostas legislativas temos, no âmbito nacional, sobre Mediação.

Criou-se um Grupo de Trabalho sobre Propostas Legislativas, que irá analisar os projetos de Lei existentes sobre Mediação no Brasil, composto por: Ana Luiza Isoldi, Rodrigo Luchiari, Maria Inês Três Rios, Camila, Carla, Ana Lúcia Catão, Ernesto Rezende Neto, Valeria F. Lagrasta Luchiari, Cristina Ruffino e Helena Gurfinkel Mandelbaum. Caberá a este grupo trazer idéias de alterações dos projetos para apreciação no FONAME, e posterior encaminhamento aos órgãos legislativos.

Comentou-se que o Sr. Marcelo Girade Côrrea, DD. Coordenador do Centro de Resolução não adversarial de conflitos do TJDF, possui uma lista com todas as propostas, e Dra. Valeria F. Lagrasta Luchiari, propôs tentar conversar e conseguir esta lista, com o mesmo, durante o Congresso em Brasília.

9. Pactuado entre as instituições que enviem, para Letícia Batista (leticia@cebepej.org.br), seus Contratos Sociais, Termo de Indicação e
Documento, assinado pelo Presidente ou Diretor da entidade, constando o nome de seu representante com direito a voto, bem como um breve resumo (de até 10 linhas) de suas atividades, para posterior confecção do folder oficial do FONAME. Prazo: 24/03/2008

10. Houve um compromisso, assumido por todos os presentes, de enviar informações acerca de seminários e eventos sobre Mediação para Letícia Batista (letícia@cebepej.org.br), para divulgação geral aos participantes do FONAME.

11. Sugeriu-se a criação de um Grupo de Trabalho para estudar Medição Empresarial. O que será definido na próxima plenária.

12. Solicitou-se, àqueles que participarão do Congresso em Brasília, que tragam as novas idéias / assuntos lá discutidos para a próxima plenária.

13. Novo encontro, “Plenária do FONAME” em 27.03.08, das 09:00h às 13:00h, no CEBEPEJ.

14. PAUTA da plenária de 27.03.08:

· Debates sobre o Seminário que ocorrerá em 13/03 e sobre o I Congresso Brasileiro de Mediação Judicial;
· Definição dos Grupos de Trabalho para estudo da Capacitação Básica de Mediadores em diversas áreas;
· Apresentação da proposta do Grupo de Trabalho sobre Assuntos Financeiros, e posterior aprovação.